segunda-feira, 11 de maio de 2009

FARFISA (o orgão do psicadelismo)


FARFISA é um órgão italiano que funciona a transístores de forma a simular um órgão de tubos. Esta tecnologia permitia construir um instrumento fácil de transportar e a preço de compra mais acessível.

Na verdade não há muita informação sobre a história desta empresa. Curiosamente, descobri que nem os antigos trabalhadores da firma conseguem datar os teclados ainda existentes. Gianfranco Dallu (técnico na Farfisa durante 30 anos) confirmou o seguinte: “There's NO WAY to date a Compact organ by its serial number, since the whole Compact organs series (Compact/DeLuxe/Mini and Duo) serial numbers were given randomly!".

Pelo que se pôde apurar, a Farfisa foi fundada em 1948 pelas famílias de Scandalli (Silvio Scandalli) e Soprani (Settimio & Paolo) como fábrica de acordeões a transístores.

O nome “Farfisa” é uma espécie de acrónimo de "FAbbriche Riunite De FISArmoniche" (União de fábricas de acordeões) relativa à fusão das fábricas Settimio, Soprani, Scandalli e Frontallini.

Nos anos 60, de acordo com a tendência da época, a empresa apercebe-se que os órgãos portáteis estavam a ser muito procurados. Pegaram na tecnologia usada nos acordeões e começam a fabricar órgãos por volta de 1964:

1964 – 1969 modelos Compact.

1968 – 1971 modelos Fast.

1968 – 1975 modelos Professional

Além destas séries houve também os modelos VIP, Matador e um sintetizador chamado Syntorchestra.

O teclista dos Doors usava Farfisa, motivo pelo qual não tinham baixista! O órgão tinha um som de baixo típico. Ouçam gravações dos concertos deles e tentem perceber o que quero dizer.

Um dos utilizadores mais famosos foi Richard Wright. Usou o modelo Compact Duo nos primeiros álbuns de Pink Floyd, passando mais tarde para o Hammond. No entanto, Wright volta ao Farfisa na tournée de David Gilmour de 2006 até à data do seu falecimento em 2008.

John Paul Jones dos Led Zeppelin foi outro dos famosos e que usou o modelo VIP-255 em vários temas da banda.

Tenho na ideia que na banda sonora do filme “O bom, o mau e o vilão”, Ennio usou um Farfisa no tema em que “Tuco” acende uma cigarrilha na perseguição que fazia a “Blondie”.

Os exemplos são aos milhares e o som varia bastante consoante o modelo.

É fácil encontrar esses órgãos a preços muito acessíveis para restauro (entre 60-100€). Normalmente precisam de uma boa limpeza nos contactos e de condensadores electrolíticos novos. Se precisarem de peças ou o esquema da parte electrónica, ainda podem falar com membros da antiga Farfisa. Não dêem dinheiro a oportunistas que anunciam que têm esquemas raros e únicos para vários modelos. Basta mandarem um e-mail para satco@bontempi.com e receberão resposta com tudo o que precisarem!

1 comentário:

  1. Li que possui um Vip 600 para vender, gostaria de mais informaçoes... me interesso muito

    ResponderEliminar